Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ontem foi dia do amigo


Escrevi este texto ontem à noite, mas, quando terminei, a net havia caído. Disponibilizo-o hoje, então.
**

Agora, no momento em que escrevo, é quase a transição para o dia 19 de abril. Provavelmente, quando eu venha a terminar este texto, já seja terça feira. Bom. Acontece que hoje, segundo eu soube, é dia do amigo e eu gostaria de escrever algo sobre o tema.

Quem tenha já um contato, pelo menos superficial, com as postagens que eu faço, haverá de notar que um tema recorrente, porque considero de capital importância, é o egoísmo, esta nossa tendência de satisfação pessoal em detrimento, por vezes, de um bem maior. A virtude, qualquer que ela seja, se encontra no campo oposto; é sempre uma vitória contra o egoísmo.

Hoje celebramos o dia do amigo. E convém perguntar: o que é um amigo? Antes de tentar responder esta difícil pergunta, notemos que a Sagrada Escritura nos dá, entre outras, duas advertências:

1- "Quem encontra um amigo, encontra um tesouro". Isto nos dá a idéia de que não é tão comum encontrar amigos, assim como não encontramos tesouros diariamente. Uma vez eu encontrei R$ 50,00 na rua, mas este é o tipo de coisa que só acontece uma vez na vida, rs. E 50 reais está longe de ser um tesouro. Outra coisa que esta afirmação nos diz é que uma amizade é algo muito valioso e que, portanto, não convém desprezar. Diz o ditado popular que quem rasga dinheiro tem problema. Quem despreza um amigo é o que, então? E não nos enganemos: nós desprezamos nossos amigos quando os trocamos por uma coisa de menos valor, ou quando os abandonamos por causa de uma tola discussão. Às vezes, e tenho visto isto, os amigos se separam por causa de um olhar estranho ou de uma fala má interpretada e, então, lá se foi a amizade. Conviria perguntar: então ela valia só isso? Por fim, os tesouros não se encontram em qualquer lugar. Do mesmo modo, não é em qualquer lugar que poderemos construir uma amizade. Claro que isto não é uma regra sem exceções. Assim como há, segundo dizem, tesouros enterrados em lugares inesperados, Deus pode fazer construir uma amizade a partir de encontros em lugares estranhos. Mas, para que a amizade seja verdadeira, é preciso que ambos estejam animados de bons sentimentos e afeto puro e isto, repito, não se dá em qualquer lugar. Por fim, mesmo depois que se sabe onde está o tesouro, convém investir nele, cavar, trabalhar e aprofundar a fim de que ele se faça notar e a amizade se construa. E então, diz o Evangelho, tendo aquela pérola, o sujeito será feliz.

2- "Escolhe os teus amigos no tempo da dificuldade", ou algo assim. Isto demonstra que a amizade não existe só nos risos, mas também nas provações e lutas da vida. E aqui, o preceito faz referência justamente ao egoísmo de que eu fazia menção acima. Estar com o outro quando há alegria e podemos participar desta alegria, é demasiado fácil e confortável. Um amigo, porém, deve estar acima disto: deve ser fiel, mesmo em face da dor, mesmo em face da tentação. Por vezes, pode haver algum tipo de oferta a uma pessoa, onde ela receberia qualquer benefício proveniente de uma traição ao amigo. Qual seria o mais fácil? Fazendo abstração da amizade, ceder. Mas o amigo se sacrifica, isto é, vence o seu egoísmo porque a sua amizade é maior. Aqueles, então, que permanecem mesmo quando o sol se esconde são os que demonstram uma amizade sólida, para além das circunstâncias.

E isto nos faz notar ainda um ponto: a amizade meio que dispensa o falatório; ela é algo sobretudo prático. O Oscar Wilde tem um conto em que ele descreve um sujeito que sabia tudo sobre amizade e encantava a todos com o que falava a respeito. Mas fica patente pela estória que este rapaz não entendia, sequer de longe, o que significasse ser amigo. Ele costumava usar seu suposto saber para fazer chantagens e conseguir de outros a satisfação de seus desejos. Termina a história, e ele mantém-se na mesma: crente de ser especialista em amizade, admirado pelos presentes, mas, no fundo, um imbecil. Pode haver estes tipos, e não são raros, que quase embargam a voz quando tratam do assunto, mas que, no fundo, passam ao largo de qualquer amizade prática. O importante aqui é compreender bem isto: o amor são obras, como dizia Jesus a um santo. Sendo que a amizade é amor, então ela é algo prático, mesmo quando esta prática signifique ficar quieto..

Nós podemos ter uma idéia do valor da amizade quando vemos que Jesus chamava os Apóstolos, aos quais muita amava, de amigos. Jesus era amigo dos Apóstolos, e estes estavam aprendendo a arte da amizade com Jesus. Haveria de chegar o dia em que eles manteriam sua fidelidade ao grande Amigo mesmo em face da morte.

A amizade é amor e, como tal, é vitória sobre o egoísmo. Todo tipo de amor provoca um certo êxtase (ek-histanai - pôr para fora), faz o sujeito sair de si em direção de um outro. Sto Agostinho dizia que o perfeito amor a Deus leva ao desprezo de si. Assim o amigo para com o amigo: ele nega satisfazer-se se, com isto, trai o amigo.

Se a amizade é amor, ela tem sua origem e fonte em Deus. É n'Ele que toda amizade é perfeita e, quanto mais uma amizade d'Ele se afasta, menos ela é amizade autêntica, chegando, por vezes, a ser como uma cumplicidade de pequenos crimes, isenta de qualquer virtude. Quando ela, no entanto, se fundamenta em Deus, é real e verdadeira e terá o suficiente para vencer o egoísmo de ambos. É então que, em Deus, ambos se fazem o bem mutuamente; não um bem subjetivo, mas um bem real, objetivo, segundo a vontade de Deus.

Este é um assunto muito profundo e não pretendo, nem de longe, encerrar a questão. Quis apenas fazer estas reflexões para, por fim, dirigir-me aos meus amigos e dizer-lhes que os amo. Peço perdão pelos meus erros e defeitos; peço perdão pelas vezes em que não fui o que um amigo deve ser; pelas vezes que me deixei levar por respeitos humanos, contra os quais luto bastante. E peço, por fim, a Deus que nos conceda sempre a graça da verdadeira amizade.

Fábio
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...